INSTITUTO CONECTA | TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

24 fev 2025

O Instituto Conecta preocupado com a sustentabilidade chama a atenção para o descarte adequado do óleo de cozinha usado, e pensando na preservação do meio ambiente está disponibilizando o primeiro Ecoponto para realização da coleta de óleo de cozinha usado do município.

Visando à conscientização ambiental da população sobre os riscos quanto ao descarte incorreto deste material é importante salientar que: “um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água diretamente, chegando a 1 milhão de litros de água, ao longo do curso. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e quando descartados na pia da cozinha, por exemplo, alcançam os cursos d’água, causando descontrole do oxigênio e a morte dos seres vivos. Ainda, ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além da contaminação, ocorrerão problemas de entupimento do sistema de esgoto, dificultando a manutenção das redes, sendo que os custos para consertos e reparos se tornarão mais elevados.”

Para o Fundador do Instituto Conecta, Daniel de Araujo, responsável pela ação, a solução está na consciência e reciclagem do óleo, através da Educação Ambiental:

“A Educação Ambiental é uma das principais características do nosso programa, pois conscientiza a população a não despejar o óleo usado em locais inadequados e esclarece sobre os impactos ambientais negativos nas redes de esgoto, rios e demais recursos hídricos disponíveis. Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim porque atrai pragas que podem causar várias doenças, tais como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Essas doenças podem ser transmitidas para humanos e animais.

Além disso, esse óleo incrustado nos encanamentos dificulta a passagem das águas pluviais e causa o extravasamento de água na rede de esgoto e o seu entupimento, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento. Por essa razão, faz-se necessário o uso de produtos químicos poluentes para desentupir essas instalações, o que leva a mais poluição e a mais despesas aos cofres públicos”.

A maneira correta de descartar o produto é armazená-lo em garrafas PET após o uso e encaminhá-lo para o ponto de coleta de óleo usado, sendo este na sede do Instituto, que fica na Rua Luís Alves de Assunção, n° 35, AP 02 no prédio com frente ao Eliel no Centro da cidade de Poranga. Caso prefira que façamos a coleta basta entrar em contato pelo WhatsApp (88) 9 9721-5517.

COMO ARMAZENAR E COLETAR O ÓLEO USADO EM CASA?
Após utilizar o óleo, deixe esfriar por, pelo menos, 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa plástica e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando armazenar uma boa quantidade, leve a garrafa a um ponto de coleta.

A ação é continua e o Ecoponto CONECTA permanecerá instalado permanentemente, tendo como objetivo melhorias ambientais aos recursos hídricos, em promoção ao desenvolvimento sustentável do município de Poranga/CE.

COMPARTILHAR:

DEIXE UM COMENTÁRIO: