INSTITUTO CONECTA | TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

03 jun 2025

O fim do primeiro semestre escolar se aproxima e, como ele, é necessária uma reflexão: como tem sido a experiência após a entrada em vigor da Lei 15.100, que restringe o uso de celulares nas escolas brasileiras durante as aulas e os intervalos? Diante desse novo cenário, como preservar vínculos afetivos, o protagonismo estudantil e, ao mesmo tempo, o acesso à informação de forma equilibrada e pedagógica?

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Para apoiar essa transição nas redes de ensino, o MEC (Ministério da Educação), elaborou uma série de materiais gratuitos, já disponíveis para download no MECRED. Plataforma colaborativa de REDs (Recursos Educacionais Digitais), é voltada a professores de educação básica, mas também aberta para alunos e comunidade.

O MECRED funciona como uma rede social para a educação, onde é possível acessar, compartilhar e avaliar recursos educacionais digitais (como vídeos, planos de aula, jogos e cartilhas), além de incentivar a troca de práticas pedagógicas entre educadores. Confira os materiais relacionados ao uso pedagógico do celular:

E-book: “Atividades Integradoras sobre a Lei 15.100”

Conjunto de dinâmicas práticas e acolhedoras para transformar o impacto da nova legislação em oportunidades de escuta, convivência e aprendizagem significativa. Uma boa forma de tratar o tema com leveza e profundidade em sala de aula.


Série de cartazes sobre a Lei 15.100

Com linguagem direta e um visual colorido e atrativo, os cartazes buscam sensibilizar a comunidade escolar, incluindo estudantes, educadores, gestores e famílias, sobre a importância do uso consciente da tecnologia no ambiente educacional.

A mensagem central reforça que a escola é um espaço de aprendizado, convivência e foco, e que o uso do celular deve estar sempre a serviço da educação.

➡️ Cartaz 1: Ao silenciar o celular, o que mais você consegue ouvir?
➡️ Cartaz 2: Longe da tela, o que mais você consegue ver?
➡️Cartaz 3: Quando não pula a notificação, o que mais você consegue sentir?

Dica: fIxe os cartazes nos corredores, murais ou dentro das salas de aula para gerar conversas sobre o uso pedagógico do celular em sala de aula com os estudantes.


Guias de apoio

Os guias destinados às secretarias, às escolas e às famílias oferecem orientações práticas e estratégias para o uso pedagógico, crítico e seguro da tecnologia, além de reforçar a importância da supervisão e do diálogo sobre bons hábitos digitais dentro e fora do ambiente escolar.

Clique para baixar os guias:

➡️ Guia para famílias: Celulares e escola: um diálogo que também precisa acontecer em casa

➡️ Guia para escolas | Conscientização para o uso de celulares na escola: por que precisamos falar sobre isso?

➡️ Guia para redes | Conscientização para o uso de celulares na escola: por que precisamos falar sobre isso?

Sobre o autor e idealizador do projeto:
Daniel de Araujo é CEO da CRATEUSWEB, que desde 2017 atua na criação e desenvolvimento de oportunidades para a juventude, formado Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unicesumar, Licenciatura em Matemática pela UNOPAR, com Pós Graduação em Inteligência ArtificialComputação em Nuvem e Defesa Cibernética pela FACUMINAS, Pós Graduação em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação pela FACUVALE e Mestrado em Transformação Digital pela FUNIBER.  Possui mais de 20 anos de experiência como educador na área de Tecnologia, com foco em desenvolvimento e implantação de projetos.

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